terça-feira, 13 de outubro de 2015

Feminismo


      Quando falamos em feminismo a primeira coisa que vem em nossa cabeça é direitos iguais.
      Você sabe realmente o que é feminismo ou só sabe pelo o que escuta falar? Feminismo é um grupo de mulheres que lutam por seus direitos, não tem nada haver com ativistas, não precisam fazer protesto para isso, não precisam fazer baderna , mas sim saber quais o seus direitos e não deixarem a igualdade que adquiriram ao longo do tempo se perder novamente, feminismo promove o direito e interesses da mulher. Porque nos dias de hoje ainda tem preconceito com as mulheres, mas como elas estão cada vez mais fortes lutando por isso, mostram sua cara, não estão mais escondidas dentro de casa, se tiver que sair as ruas para lutar por seus direitos elas vão sair.
     As mulheres são tão capazes como os homens de tomarem decisões, trabalharem nos mesmos cargos, não querem mais sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou obedecer ao pai ou marido. Isso é feminismo , não concordar com atitudes que a sociedade infelizmente ainda tem, o preconceito por ser mulher.


História do feminismo
      A história do feminismo começar a partir do século XIX e inicio do século XX e na segunda década de 1960 e 1970 e na terceira da década de 1990 até os dias de hoje. O feminismo surgiu através de movimentos femininos.
     O feminismo no Brasil passou por um processo de humilhação, coragem e vitória, a mulher passou pela dominação masculina em os aspectos da vida, passou pela politica que alguns juristas tentaram legalizar o voto feminino com ou sem o consentimento do marido, mas essa medida foi excluída pois a politica era uma atividade desonrosa para a mulher.
    No século XX aconteceu muitos momentos importantes como a greve de 1917, o surgimento do Partido Comunista Do Brasil e a Semana de Arte Moderna, SP.
    Berta Lurtz fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, aonde lutava pelo voto, pela independência, pela liberdade da mulher brasileira, junto com ela a pioneira no feminismo brasileiro Nísia Floresta foi umas das primeiras a manifestar-se no Brasil defendendo a igualdade da mulher, onde conquistaram o apoio de vários políticos, elas foram corajosas e vitoriosas por ter batido de frente a favor das mulheres brasileiras.
    A primeira eleitora foi Celina Guimarães Viana em 1933 finalmente a mulher conseguiu ter o direito do voto, a primeira deputada do Brasil foi Carlota Pereira de Queiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário